Efeito sanfona e Cirurgia Plática

Efeito sanfona e Cirurgia Plástica

Conhecido popularmente como efeito sanfona, as oscilações constantes de peso, para mais e para menos, acabam deixando o corpo num vai e vem, o que altera sua forma com frequência.
Quanto mais vezes esse processo ocorre, somado a fatores como idade, genética e alterações hormonais, mais desacelerado fica o metabolismo e mais difícil se torna o emagrecimento. Além disso, a pele é a parte mais prejudicada com as oscilações, sendo essa a raiz de problemas como as estrias e a flacidez cada vez maior.
O ideal é que os pacientes que não estão felizes com sua forma física
busquem, antes de optarem pela cirurgia plástica, mudanças consistentes em seu estilo de vida. Mais que perder peso ou estabiliza-lo, para que o temido efeito sanfona não prejudique o resultado da cirurgia, é necessário que os hábitos de vida – relação que se tem com a alimentação, passar a ter a atividade física como um hábito diário, abandono do tabagismo, diminuição do consumo de álcool, etc. – sejam modificados, não apenas para a manutenção do resultado mas, acima de tudo, para a manutenção da saúde física e também mental.