Tenho quelóide, posso operar?

Tenho quelóide, posso operar?

O processo de reparo de uma lesão na pele – corte, incisão cirúrgica, queimaduras, escoriações – é chamado de cicatriz, que por sua vez é composta por colágeno, matriz extracelular e fibroblastos. O resultado deste reparo pode ser de melhor ou de pior qualidade dependendo de inúmeros fatores como etnia, sexo, idade, local do corpo, presença de infecções, tensão da pele e outros, o que faz da cicatrização uma reação única e imprevisível de cada corpo.
Assim que o cirurgião retira os pontos, a cicatriz passa a requerer mais cuidados e, ao perceber a tendência à hipertrofia, é importante que se inicie o tratamento. Como o temido quelóide não aparece imediatamente após a cirurgia – pois a sua formação depende da deposição exagerada de fibras colágenas na cicatriz – tratamentos preventivos podem ser realizados.
A formação de quelóides é uma das maiores preocupações entre a pacientes e, apesar de não existir um método 100% eficaz em sua prevenção, a boa notícia é que atualmente existem tratamentos clínicos e cirúrgicos que apresentam bons resultados estéticos no controle dos sintomas.