Outubro rosa: o diagnóstico precoce salva vidas

Outubro rosa: o diagnóstico precoce salva vidas

O “Outubro Rosa” é um movimento que teve início nos Estados Unidos, há mais de trinta anos, com o objetivo de alertar mulheres e organizações sobre a importância da prevenção do câncer de mama por meio do diagnóstico precoce.

Hoje quero falar com vocês, minhas queridas pacientes sobre esse assunto tão importante.

1. CUIDE DE SI MESMA: nosso corpo emite sinais e ouvi-los é nosso dever. Se você não priorizar o aitocuidado, ninguém o fará em seu lugar!

2. FAÇA O AUTOEXAME DAS MAMAS: mesmo após a mamoplastia, se ela de aumento, redução oi mastopexia, fazer o autoexame das mamas é fundamental para descobrir nódulos e outras alterações.

3. FAÇA SEU CHECK-UP ANUAL: você deve ir ao ginecologista anualmente e realizar os exames de praxe.

4. EXAMES ESPECÍFICOS: para pacientes que colocaram silicone, independente da idade, é importante fazer uma ultrassonografia todos os anos e ressonância magnética das mamas após o terceiro ano de cirurgia, para avaliar o estado da prótese e seu estado de saúde, em geral. Já para as pacientes acima de 40 anos, o indicado é fazer, anualmente, a mamografia Eklund (como os implantes são opacos, esta mamografia faz manobras com as mamas a fim de mostrar possíveis alterações).

LEMBRE-SE: o diagnóstico precoce salva vidas.
Conte conosco nesta jornada!