Álcool e cirurgia plástica não se misturam

Álcool e cirurgia plástica não se misturam

Além de trazer diversos aspectos negativos à saúde o álcool é um grande inimigo das cirurgias plásticas. Por isso, manter o organismo livre dele antes e também DEPOIS de procedimentos cirúrgicos é extremamente positivo para a sua saúde e recuperação. Entenda o porquê:

1- Aumento do edema

O álcool, mesmo em pessoas que não se submeteram a um procedimento cirúrgico, provoca inchaço. Isso se deve ao fato de que o consumo de bebidas alcoólicas dilata os vasos sanguíneos. Assim, se livrar do inchaço, muito comum após cirurgias plásticas, acaba sendo dificultado pelo consumo de álcool.

2- Interação medicamentosa

Muitos medicamentos têm sua atuação reduzida ou nula quando combinados com o consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, alguns medicamentos têm interação direta com o álcool e provocam reações prejudiciais à saúde.

3- Altamente calórico

Todos nós já ouvimos a forma frase “Melhor beber do que comer, que engorda” e, na verdade, não é bem essa! As bebidas alcoólicas, fermentadas ou destiladas, possuem quantidades calóricas assombrosas e auxiliam no ganho de peso.

4- Inimigo da pele

O processo de processamento do álcool, além de sobrecarregar alguns órgãos, como o fígado, também provoca a desidratação. Além de fazer mal à saúde, a desidratação prejudica a pele e, por consequência, o processo de cicatrização e amadurecimento da cicatriz ( o que pode demorar até um ano). Para os pacientes que se submeteram a uma cirurgia plástica (inclusive para os que já passaram pelo pós-operatório), a dica para esse carnaval é que os excessos sejam apenas de alegria. Cuide de sua alimentação, hidratação e evite bebidas alcoólicas. Aproveite a folia sem descuidar de seu objetivo maior!