Coronavírus: mantendo a saúde mental durante a quarentena

Coronavírus: mantendo a saúde mental durante a quarentena

Contas a pagar, comércio fechado, insegurança, instabilidade, medo, preocupação com os que amamos, crianças ociosas por dias a fio… Estamos em quarentena devido à epidemia causada pelo COVID-19 e ficar confinado em casa pode ser um grande desafio quando pensamos em saúde mental.

1. CUIDADO COM O EXCESSO DE INFORMAÇÃO
É muito comum que passemos mais tempo diante das telas (tv, celular, tablet, etc. ) durante a quarentena, portanto, o excesso de informação pode ser prejudicial e causar pânico. Tenha cuidado com a fonte das informações!

2. TUDO VAI PASSAR
Cultive bons pensamentos e tenha fé, independente de sua religião, a prece é algo muito poderoso e de grande ajuda neste momento tão delicado.
3. PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA EM CASA
Existem vários canais no youtube e aplicativos de celular que disponibilizam, gratuitamente, treinos que podem ser feitos em casa.

4. COZINHE
Aproveite o momento em família para testar novas receitas e opções mais saudáveis para o seu dia-a-dia. Esta também é uma opção bacana para entreter as crianças e adolescentes.
5. MEDITE
Aprenda a meditar e a colocar os pensamentos em ordem neste momento de tensão e desespero. Se você não tem o hábito de meditar, a meditação guiada pode ser de grande ajuda neste início. Visitar canais e blogs na internet que falam deste tema podem auxiliar.

6. FUJA DO QUE LHE ROUBA A PAZ
Debates e discussões, políticas ou não, em redes sociais não o levarão a nada. Fuja de situações conflituosas e poupe sua energia.

7. RESIGNIFICAÇÃO
Muitas pessoas reclamavam da falta de tempo para cuidar de si mesmas ou para aproveitar o convívio em família. Ao invés de se sentir preso você pode enxergar seu lar como um templo de proteção e ressignificar sua relação consigo mesmo e com as pessoas que convivem com você.