Sou diabético - posso realizar uma cirurgia plástica?

Sou diabético – posso realizar uma cirurgia plástica?

O diabetes – também conhecida como Diabetes Mellitus – é uma das doenças que mais afetam pessoas pelo mundo, na atualidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o número de diabéticos quadruplicou em menos de 4 décadas, chegando a 422 milhões de pessoas.
Ela ocorre devido à elevada concentração de glicose no sangue, quando há defeitos na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas. Entre as principais causas estão o sedentarismo, a má alimentação com produtos industrializados e fatores genéticos.
Em cada tipo de diabetes – sendo as mais comuns tipo 1, 2, e gestacional – , há uma série de complicações. Por conta disso, pessoas que possuem a doença acabam tendo que tomar diversos tipos de cuidados, não só na alimentação, mas também na hora de realizar uma cirurgia, deve ser mais cuidadosa para este grupo.
Afinal, é possível que um paciente diabético seja submetido a uma cirurgia plástica?
SIM! Os pacientes diabéticos podem ser submetidos a esses tipos de procedimento desde que a doença esteja devidamente controlada.
O Endocrinologista deve ser informado do desejo de fazer a cirurgia plástica para decidir sobre o melhor momento para liberar o paciente para ser operado. Já na primeira consulta, o cirurgião plástico deve ser informado do tipo de diabetes, exames, e como está o controle da doença para estudar como será feita a cirurgia plástica e qual será o seu porte.
Vale lembrar que o período pós-operatório merece maior atenção em diabéticos. A cicatrização pode ser um pouco mais lenta, portanto se você é diabético e vai realizar uma cirurgia plástica, se planeje com maior antecedência para realizar o procedimento com tranquilidade.