Compulsão alimentar: você tem?
COMPULSÃO ALIMENTAR: QUANDO COMER SE TORNA UM PROBLEMA
Comer é uma delícia e enganam-se os que pensam que a comida tem o simples papel de nos nutrir ou saciar. Nossa relação com a alimentação vai muito além disso, pois envolve sentimentos, padrões de comportamento e, principalmente, as nossas emoções.
Hoje quero falar com vocês sobre um assunto de extrema importância, pois tem se tornado cada vez mais recorrente no consultório: a compulsão alimentar.
Alguma vez você já teve pensamentos como:
“Eu não consigo me controlar. Eu vou abrir a geladeira e comer não importa a hora do dia, mesmo que eu tenha acabado de tomar café da manhã, almoçado ou jantado”;
“Sei que meus familiares vão sair, por isso, vou inventar uma desculpa para ficar em casa e comer em paz”;
“Estou com vergonha de mim mesmo(a) por fazer isso, sei que é errado mas eu continuo”;
“Eu como adequadamente diante dos outros, mas chego em casa e como muito quando ninguém está vendo”;
“Vou sempre à geladeira em busca de algo”.
Se você tem esse tipo de comportamento ou sente que a comida está controlando a sua vida pode ser que você seja acometido pelo Transtorno de Compulsão Alimentar. Ele acomete mais as mulheres e pode causar danos irreparáveis à saúde física, mental e emocional, portanto, precisa de atenção.
Nesses casos, a falta de controle não possui relação alguma com a força de vontade do paciente e a boa notícia é que existe tratamento para essa condição. Ele requer uma rede de apoio bem informada e preparada para fortalecer o paciente e acompanhamento sistemático com o Nutricionista e o Psicólogo.
Busque ajuda especializada!