Gravidez após a Abdominoplastia
Como já abordamos anteriormente a abdominoplastia é o procedimento cirúrgico que tem por objetivo melhorar a estética da região do abdômen, atenuando a flacidez e reparando o abdômen em avental.
Este procedimento cirúrgico consiste na retirada do excesso de pele, reposicionamento do umbigo e na junção dos músculos reto-abdominais, que são suturados para que se corrija a diástase (afastamento dos músculos do abdômen que, geralmente, ocorre após ganho de peso ou após a gestação).
Como estes músculos são costurados durante a cirurgia surge a seguinte dúvida: é possível engravidar após a abdominoplastia?
E a resposta é: sim, é possível. Porém, não é o mais indicado. Sempre ressalto nas consultas que, se a paciente tem a intenção de engravidar, vale a pena esperar um pouco mais para fazer a abdominoplastia. Apesar de não oferecer riscos para mãe ou para o bebê nosso abdômen possui uma elasticidade natural, então, é possível que os músculos separem-se novamente, principalmente se o ganho de peso durante a gestação for muito grande, fazendo com que a flacidez e a gordura abdominal voltem a se instalar.